19/11/2009

Taça do Mundo de Xadrez




Na longínqua localidade siberiana de Khanty-Mansiysk inicia-se, hoje, a Taça do Mundo de xadrez uma das provas incluídas no próximo ciclo do Campeonato do Mundo individual, com o vencedor a qualificar-se para o torneio de candidatos que se realizará em 2010. O norte-americano Gata Kamsky defende o título.

O actual detentor do troféu, Gata Kamsky, é apenas o 27.º designado entre os 128 participantes, depois de um ano que não lhe correu bem e em que perdeu preciosos pontos no ranking, não integrando o lote de principais favoritos. No entanto, numa prova que se realiza por sistema de eliminatórias, as previsões são muito falíveis até porque o número de partidas é reduzido, apenas duas à excepção da final em que serão quatro.
A liderar o elenco surge o israelita Boris Gelfand rodeado por um séquito de eleição em que se destaca Vassily Ivanchuk, Alexander Morozevich, Peter Svidler, Vugar Gashimov e Teimour Radjabov, todos integrando o “top ten” da classificação mundial. O grande ausente é Magnus Carlsen.
Nesta primeira eliminatória o desequilíbrio de forças é notório mas mesmo assim as surpresas poderão acontecer até porque não será invulgar que, no final das duas partidas no ritmo clássico, 1h30m para toda a partida com 30 segundos de incremento por movimento efectuado, nada esteja decidido. Se assim acontecer ter-se-á de recorrer ao sistema de desempate onde o tempo disponível para reflexão é cada vez menor. Primeiro recorre-se a duas partidas semirápidas de 25’ e se a igualdade persistir passa-se para as partidas rápidas com 5’ para toda a partida. Caso, mesmo assim, não se encontre um vencedor recorre-se ao “Armagedão” uma única partida, de cor sorteada, em que o jogador que conduzir as brancas dispõe de 5’, mais um que o adversário, com o senão de ter de vencer obrigatoriamente.

Sem comentários: